sobre
José Miguel Silva desenvolve um interesse especial em trabalhos manuais desde a infância e a disciplina do desenho transforma-se progressivamente num pilar estruturante do seu percurso. A escolha da área artística no ensino secundário permite um contacto inicial com técnicas manuais e digitais que informam a escolha académica da inscrição no Mestrado em Arquitectura.
Paralelamamente, desenvolve um interesse relacionado com a música electrónica e o respectivo movimento portuense. Primeiro como DJ e depois como produtor musical e co-fundador de uma editora discográfica, JMS equilibra as suas atenções entre o rigor académico da Arquitectura e a exigência técnica de uma indústria músical altamente competitiva.
A acústica é o tema da dissertação de mestrado orientada pelo tutor Prof. Dr. Luís Urbano. A facilidade de aprendizagem autodidata aplicada à produção musical, facilitam a abordagem aplicada às ferramentas digitais ligadas à arquitectura que mais tarde se formalizam de forma curricular por entidades certificadas: primeiro com o diploma FLAG Porto lecionado por formador certificado Autodesk que atesta competências de AutoCAD 2D; depois com o diploma INFOR, representantes nacionais Graphisoft que atesta competências BIM relativas a Graphisoft ArchiCAD.
Durante o estágio profissional de acesso à ordem dos arquitectos e durante o primeiro trabalho de atelier, as ferramentas digitais 3D (Lumion e TwinMotion) associadas ao desenho 2D (Autodesk AutoCAD) e à modelação BIM (Graphisoft ArchiCAD) foram aprofundadas e os seus conhecimentos serviram para maximizar a produtividade das equipas de que fez parte.
A experiência profissional permitiu desenvolver competências de instrução de processo camarário em diversos municípios relacionadas com legalizações e licenciamentos municipais, assim como de gestão, coordenação e fiscalização de projectos de execução.

